segunda-feira, 7 de julho de 2014

PROJETO RESGATANDO VALORES




Escola municipal de ensino fundamental 18 de Outubro
Professor João Batista
Disciplina; Ensino Religioso

                     PROJETO RESGATANDO VALORES 

Público alvo
O projeto será aplicado nas turmas ( do 6º ao 9º anos e 4ª etapa) com alunos entre 11 e 18 anos, na Escola Municipal de Ens. Fund. 18 de Outubro, no 2º semestre de 2014.

DURAÇÃO: 3 MESES (Agos/Set./Out.)

APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com adolescentes e jovens de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.

OBJETIVOS
· Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós;
· Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
· Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano e 4ª etapa participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
· Amor, Amizade, Bondade, Compaixão,  Coragem,  Honestidade, Esperança, , Felicidade,  Generosidade, Humildade,  Inteligência, Justiça, Obediência e Disciplina,  Paciência,  Paz, Respeito,  Responsabilidade, Solidariedade.

RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros); Revistas; Músicas; Jornais; Materiais recicláveis; Entrevistas; Palestra; Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados; Data show.

DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
· Dramatização; Slides, vídeos ou cartazes; Paródias;  Histórias de vida.

Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.

ü Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
ü História: relatório sobre filmes assistidos.
ü Ciências: valores ambientais.
ü Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
ü Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
ü Educação física: expressão corporal.

CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de outubro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point.


AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

plano de aula passeio






PLANO DE  AULA-PASSEIO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO DE CARAJÁS

01-TÍTULO:
Aula- visita no Parque Zoobotânico de Carajás

03-OBJETIVOS GERAIS:

04-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Pesquisar o processo de formação do parque zoobotânico de Teresina distinguindo a sua fundação e a importância sócio-cultural para a população de Teresina;
Verificar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada bem como características e hábitos alimentares;
Reconhecer o hábitat natural de cada espécie observada associando-as com as regiões brasileiras;
Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida;
Desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a sua própria vida está relacionada à preservação da natureza;
Localizar no tempo o processo de mudanças estruturais feitas no parque;
Comparar as condições do parque zoobotânico com outros parques na região sudeste do Brasil;

05-METODOLOGIA:

Formar grupos de 10 alunos para que se possam fazer a visitação de forma organizada  e dividir as responsabilidade entre os professores acompanhantes.
Entrevistar o administrador do parque sobre o histórico do  Parque Zoobotânico e sua importância para a sociedade paraupebense;
Entrevistar funcionários administrativos para ter acesso às informações sobre a fundação e mudanças realizadas no parque.
Os alunos irão observar cada setor do Parque Zoobotânico e anotar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada, bem como a região de origem.
Formar equipes para produzir panfletos para exposição sobre a pesquisa realizada no Parque Zoobotânico (na escola)
Realizar exposição do material produzido, no pátio da escola.





06-RECURSOS:

Bloco para anotações, canetas
Câmera fotográfica
Gravador
Ônibus
Sala de informática com internet e impressora
Cartolina, papel madeira, cola, tesoura, pincéis
Papel chamex
Dinheiro para revelar diversas fotografias
Material para maquetes