quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

plano de aula passeio






PLANO DE  AULA-PASSEIO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO DE CARAJÁS

01-TÍTULO:
Aula- visita no Parque Zoobotânico de Carajás

03-OBJETIVOS GERAIS:

04-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Pesquisar o processo de formação do parque zoobotânico de Teresina distinguindo a sua fundação e a importância sócio-cultural para a população de Teresina;
Verificar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada bem como características e hábitos alimentares;
Reconhecer o hábitat natural de cada espécie observada associando-as com as regiões brasileiras;
Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida;
Desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a sua própria vida está relacionada à preservação da natureza;
Localizar no tempo o processo de mudanças estruturais feitas no parque;
Comparar as condições do parque zoobotânico com outros parques na região sudeste do Brasil;

05-METODOLOGIA:

Formar grupos de 10 alunos para que se possam fazer a visitação de forma organizada  e dividir as responsabilidade entre os professores acompanhantes.
Entrevistar o administrador do parque sobre o histórico do  Parque Zoobotânico e sua importância para a sociedade paraupebense;
Entrevistar funcionários administrativos para ter acesso às informações sobre a fundação e mudanças realizadas no parque.
Os alunos irão observar cada setor do Parque Zoobotânico e anotar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada, bem como a região de origem.
Formar equipes para produzir panfletos para exposição sobre a pesquisa realizada no Parque Zoobotânico (na escola)
Realizar exposição do material produzido, no pátio da escola.





06-RECURSOS:

Bloco para anotações, canetas
Câmera fotográfica
Gravador
Ônibus
Sala de informática com internet e impressora
Cartolina, papel madeira, cola, tesoura, pincéis
Papel chamex
Dinheiro para revelar diversas fotografias
Material para maquetes



trabalho do 8º ano




                                  TRABALHO DE CIENCIAS PARA O 8º ANO
ESSE TRABALHO SERÁ APRESENTADO NO DATA SHOW, COM REQUISITO PARA O 4º E ÚLTIMO BIMESTRE. ( ISLEDE).
1 INTRODUÇÃO; O QUE VAI FALAR O TRABALHO
2 IMAGENS RELACIONADAS AO CONTEÚDO ( 6 IMAGENS)
3 DESENVOLVIMENTO , ONDE SERÁ COLOCADA TODA A PESQUISA.
4. VÍDEO SOBRE O TEMA;
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS; A FONTE QUE TIRARAM O TEXTO.
CONCLUSÃO; O QUE A EQUIPE ACHOU DO ASSUNTO E COMO FOI A PESQUISA.
6. ANEXOS; FOTOS DOS COMPONENTES,  QUANDO ESTAVAM TRABALHANDO NA PESQUISA. ( PELO MENOS 6 A 10 FOTOS.
OBS; A TURMA DO 9º ANO, COORDENADORA PEDAGÓGICA E O DIRETOR  SERÃO CONVIDADOS A ASSISTIREM A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO. DATA; 25/10/2013.
  
GRUPO 1 TEMA “ APARELHO GENITAL MASCULINO DOENÇA  E PREVENÇÃO”.
    COMPONENTES; SAMARA, VALTERLAN,  FABIANO E ANNIELLY, DANIEL 
GUPO 2 “APARELHO GENITAL FEMININO DOENÇA E PREVENÇÃO”.
    COMPONENETES; FELIPE, THIAGO, JHONATA, ROMULO,  FELIPE E IRANETE.
GRUPO 3 “GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA”.
    COMPONENETES; ELAINE, JANAINA, DANIEL, ARNALDO, DONES BRAÚNA, LUANA E GABRIELA.
GRUPO 4 “ MENSTRUAÇÃO”.
    COMPONENTES; TALITA, JOSLAINE, ELISANGELA, JOSIANE, MARIA E HELEN.


           



Saúde e qualidade de vida
Projeto  
Objetivos
- Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
- Participar de um programa de exercícios físicos.

Conteúdos
- Treinamento e condicionamento físicos.
- Conceitos de atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida.

Anos
6º ao 9º ano.

Tempo estimado
16 aulas.

Material necessário
Computador com acesso à internet e fichas de registro (como a apresentada na 2ª etapa desta sequência).

Desenvolvimento
1ª etapa
Converse com os alunos sobre atividades físicas e exercícios. Qual a diferença entre eles? O que é aptidão física e como desenvolvê-la? Saúde e qualidade de vida são a mesma coisa? Quais as semelhanças e diferenças? Quais são as atividades físicas e os exercícios praticados por eles dentro e fora da escola? Qual a periodicidade da prática? Quais benefícios trazem para a saúde? Depois de responderem a essas questões, exponha outras. Quais as práticas mais indicadas para o desenvolvimento da aptidão física? E as melhores para a força muscular, a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso adequado?

2ª etapa
Realize uma avaliação da aptidão física de cada um, mensurando indicadores como o
Índice de Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados devem ser registrados em fichas (veja um modelo abaixo), que devem ser analisadas no início e no fim da realização do programa. Nelas, também há espaço para anotar as atividades realizadas.

Flexibilização
Solicite aos alunos com deficiência um atestado médico que detalhe suas necessidades específicas e dispense os cadeirantes do teste de Cooper.
3ª etapa
Reúna os estudantes em grupos e oriente-os a pesquisar algum tema relacionado à prática física para a apresentação de seminários. Por exemplo, frequência e intensidade da atividade, aptidão física, práticas mais adequadas a determinada faixa etária e vestimentas necessárias.

Flexibilização
Peça que as pesquisas incluam informações das especificidades das práticas para deficientes físicos.

4ª etapa
Entregue um roteiro aos grupos com orientações sobre seminários. É importante, por exemplo, que todas as apresentações contemplem informações básicas sobre cada tema. Durante as apresentações, oriente a turma a fazer boas perguntas. Qual a prática mais indicada para um idoso? É verdade que o exercício só funciona quando sentimos dor ao praticá-lo?

5ª etapa
Selecione com os alunos os exercícios mais indicados para proporcionar um bom desenvolvimento da aptidão física (e que possam ser realizados na escola, como futebol, corrida e alongamento) e elabore uma rotina para eles praticarem. Verifique e monitore a qualidade da prática de todos. Tudo deve ser registrado nas fichas de avaliação. Sugira também que eles registrem no caderno percepções subjetivas sobre melhoras do humor e do sono e se notaram o aumento de apetite.

Flexibilização
Adapte os exercícios para os deficientes praticarem também e explique a importância de se alongar para estimular os membros paralisados.

6ª etapa
Convide a turma a analisar o entorno da escola. Há espaços adequados para exercícios físicos (como parques e clubes)? Nesse momento, também é interessante levar os alunos a uma academia para conversar com os professores e os frequentadores a respeito dos melhores métodos de treinamento e condicionamento físico.

7ª etapa
De volta à escola, converse sobre mitos e verdades sobre exercícios físicos, o uso de anabolizantes e a prática de esportes em excesso.

Avaliação
Mensure novamente o IMC e a potência aeróbica de cada estudante e registre-os nas fichas. Comente as mudanças subjetivas. Analise os resultados com o grupo, avaliando se o tempo de prática e realização do programa foi suficiente para que cada um observasse alguma evolução no nível de aptidão física. Peça que elaborem, individualmente, um folheto informativo, para ser distribuído à comunidade, sobre os procedimentos básicos para a realização de um bom programa de exercícios físicos.

Projeto Higiene é Saude





ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO
PROFESSORES; JOAO BATISTA, LUCINHA E MOREIRA
DISCIPLINA; CIENCIAS
                              PROJETO HIGIENE E SAÚDE
INTRODUÇÃO
         Em se tratando de educar para higiene corporal e ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e ambiente. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo e do ambiente em que vive sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo e o meio. 
       Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-los em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. 



 APRESENTAÇÃO
        O presente projeto foi direcionado aos alunos a apresentar uma proposta enriquecedora, planejada e dentro da disciplina  que deverá ser trabalhada , buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.


JUSTIFICATIVA
         O Projeto "Higiene e Saúde" é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.  Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se  refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.



 OBJETIVO GERAL
            O objetivo principal do Projeto "Higiene e Saúde" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
6. Orientação da necessidade de se ir aos postos de saúde pública para os exames preventivos;
13. A importância de se lavar os alimentos crus.
14. Cuidados para evitar a proliferação de piolhos.

 DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
 METODOLOGIA
        Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene, sendo feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

• Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
• Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.
• Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas suja e usar cremes adequados para cada parte do corpo.
   Distribuição de textos xerocopiados;
 apresentação de silde sobre o tema;
Roda de debates;
Produção e interpretação textual sobre o tema; moreira
Apresentação de peça teatral e seminários.









QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas. 
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por quê?
Como devem ser, estar às roupas que uso par ir à escola
Que roupas devo usar para dormir?


 RECURSOS HUMANO
        Professores de ciências .

 RECURSOS MATERIAIS
        Serão utilizados: tesouras, colas,  textos  xerocopiados, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, vídeo, slides, pápeis e.v.a,


 CLIENTELA
        Alunos do 6ª  ao 9º ano , 3ª e 4ª etapas
  CRONOGRAMA
Data   
Ano
Atividades a serem desenvolvidas
Aulas/horas
12/09/13
Coord./Gestão
Apresentação do projeto á coordenadora pedagógica, diretora e professores parceiros.
 30min.
11/09/13
6º, 7º , 8º e 9º anos
Apresentação do projeto.
10:40 as 11:30
11/09/13
9º ano, 3ª e 4ª etapas
Apresentação do projeto
14:05 as 14:45

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DOS PROFESSORES NOS ANOS DOS CICLOS





 O QUE ESPERAR
          Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo e do meio como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e o seu “ambiente é parte dessa vida” que merece carinho e cuidados especiais.


 AVALIAÇÃO

Todos os resultados e avaliações serão feitos através de observações e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS