quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Projeto Higiene é Saude





ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO
PROFESSORES; JOAO BATISTA, LUCINHA E MOREIRA
DISCIPLINA; CIENCIAS
                              PROJETO HIGIENE E SAÚDE
INTRODUÇÃO
         Em se tratando de educar para higiene corporal e ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e ambiente. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo e do ambiente em que vive sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo e o meio. 
       Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-los em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. 



 APRESENTAÇÃO
        O presente projeto foi direcionado aos alunos a apresentar uma proposta enriquecedora, planejada e dentro da disciplina  que deverá ser trabalhada , buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.


JUSTIFICATIVA
         O Projeto "Higiene e Saúde" é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.  Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se  refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.



 OBJETIVO GERAL
            O objetivo principal do Projeto "Higiene e Saúde" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
6. Orientação da necessidade de se ir aos postos de saúde pública para os exames preventivos;
13. A importância de se lavar os alimentos crus.
14. Cuidados para evitar a proliferação de piolhos.

 DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
 METODOLOGIA
        Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene, sendo feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

• Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
• Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.
• Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas suja e usar cremes adequados para cada parte do corpo.
   Distribuição de textos xerocopiados;
 apresentação de silde sobre o tema;
Roda de debates;
Produção e interpretação textual sobre o tema; moreira
Apresentação de peça teatral e seminários.









QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas. 
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por quê?
Como devem ser, estar às roupas que uso par ir à escola
Que roupas devo usar para dormir?


 RECURSOS HUMANO
        Professores de ciências .

 RECURSOS MATERIAIS
        Serão utilizados: tesouras, colas,  textos  xerocopiados, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, vídeo, slides, pápeis e.v.a,


 CLIENTELA
        Alunos do 6ª  ao 9º ano , 3ª e 4ª etapas
  CRONOGRAMA
Data   
Ano
Atividades a serem desenvolvidas
Aulas/horas
12/09/13
Coord./Gestão
Apresentação do projeto á coordenadora pedagógica, diretora e professores parceiros.
 30min.
11/09/13
6º, 7º , 8º e 9º anos
Apresentação do projeto.
10:40 as 11:30
11/09/13
9º ano, 3ª e 4ª etapas
Apresentação do projeto
14:05 as 14:45

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DOS PROFESSORES NOS ANOS DOS CICLOS





 O QUE ESPERAR
          Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo e do meio como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e o seu “ambiente é parte dessa vida” que merece carinho e cuidados especiais.


 AVALIAÇÃO

Todos os resultados e avaliações serão feitos através de observações e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário